^
^
Fátima | Calendário Católico | Por que o Inferno tem de ser eterno | O Anticristo Identificado! | Loja Online | A Bíblia Ensina o Papado | Os «magos» provam a existência de um mundo espiritual | Surpreendente Evidência de Deus | Notícias |
As Heresias do Vaticano II | Passos de Conversão | Fora da Igreja Não Há Salvação | Respostas Católicas | O Santo Rosário | Padre Pio | Antipapas Francisco, Bento XVI, JPII, etc. | Ajude a salvar almas: Doar |
A sessão expirou
Por favor reinicie a sessão. A página de início de sessão vai abrir numa nova janela. Depois de iniciar a sessão pode fechá-la e voltar a esta página.
Por que um cristão só pode ser católico
Um cristão é alguém que segue a verdadeira fé de Jesus Cristo.
Nos Actos dos Apóstolos, lemos que foi em Antioquia que os seguidores de Cristo foram chamados de cristãos pela primeira vez.
Curiosamente, também foi em Antioquia, no ano 110, que o termo «católica» foi aplicado pela primeira vez à Igreja cristã. Isto foi feito pelo famoso mártir da antiga Igreja cristã, Santo Inácio.
Em Grego, o termo «católica» significa universal. Assim, a única Igreja cristã universal passou a ser conhecida como Igreja Católica. Faz sentido que os termos «cristão» e «católico» se tornem intercambiáveis; pois a única Igreja cristã que existe desde os princípios é a Igreja Católica. Inácio teve uma conexão real com os cristãos primitivos. Ele foi o terceiro bispo de Antioquia. Inácio conheceu São Policarpo que conheceu o próprio apóstolo João.
Muitos pensam que ser cristão significa aceitar todos, ser gentil com todos. Certamente, ser cristão envolve uma verdadeira caridade para com todos os homens. Isso significa que a pessoa trabalha e deseja a salvação de cada homem ― a felicidade eterna de cada homem. Em primeiro lugar e acima de tudo, no entanto, ser cristão requer que a pessoa creia em todas as verdades de Jesus Cristo. Requer que a pessoa ouça a única Igreja que Ele estabeleceu. Pois o próprio Jesus declarou que pregar a fé cristã (o Evangelho) significa «ensinando-as a observar todas as coisas que vos mandei.» (Mateus 28:19). Em Mateus 18:17, lemos que aqueles que não ouvem a Igreja cristã estabelecida por Jesus devem ser considerados como «gentios e publicanos».
A verdadeira fé cristã tem um poder real. Esse poder é, obviamente, identificado com os milagres de seu fundador, o Deus-homem, Jesus Cristo. Mas o poder da fé cristã não se esgotou nem desapareceu quando Jesus subiu ao céu. Não, Jesus deixou esse poder com a Sua Igreja. Ele deixou-o não só nos milagres que Ele disse que alguns de seus seguidores obrariam (João 14:12), mas também na proteção e orientação sobrenatural que sustentaria a Sua visível instituição cristã. Em Mateus 16:18-20, lemos que essa estrutura da Igreja Cristã foi fundada sobre o apóstolo Pedro, que seria o primeiro papa. Essa estrutura cristã visível seria um testemunho contínuo do poder de Jesus Cristo. Isso guiaria os cristãos no caminho da verdade. Também seria necessária para a salvação; pois o Senhor acrescentaria todos os que deveriam ser verdadeiros cristãos a esta Igreja cristã (Actos 2:47).
Um dos episódios mais emocionantes da história cristã ― que ilustra o poder da Igreja cristã e da sua estrutura visível ― envolveu Átila, o Huno e a sua invasão da Itália em 452. Átila, o Huno, era um feroz imperador não-cristão no Oriente. Ele foi muito temido por muitos no Império Romano cristão. Em 447, Átila invadiu o Império Oriental. Em 452, ele estava pronto para invadir a própria Roma, o centro da Igreja cristã. Com Átila ameaçando o centro da Igreja cristã, o Papa Leão Magno, líder incontestável da Igreja Cristã, o enfrentou. Ele saiu ao encontro de Átila. Quando o Papa Leão saiu ao encontro de Átila, ele foi milagrosamente ladeado pelo apóstolo Pedro. A história diz-nos que São Pedro ameaçou Átila de morte se ele fosse adiante. Átila ficou tão assustado que recuou. Se Átila não recuasse, toda a história poderia ter sido diferente. O líder da Igreja cristã levou consigo a proteção sobrenatural do fundador do cristianismo, o Senhor Jesus Cristo.
Após o estabelecimento inicial da Igreja cristã, cada século trouxe novos desafios e provações para o cristão. As heresias apareciam e desencaminhavam muitos. Muitos que eram cristãos foram separados da verdadeira fé cristã por essas heresias. O arianismo era a mais notória de todas as primeiras heresias que ameaçavam o cristão. Esta proclamou que Jesus Cristo não era verdadeiro Deus, que Ele não era igual ao Pai. O arianismo disseminou-se ferozmente no século IV, fazendo com que inúmeras pessoas perdessem a verdadeira fé cristã.
Os dois dogmas centrais da fé cristã são os mistérios da Trindade e da Encarnação. A Trindade é a verdade de que há um Deus em três pessoas divinas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Cada pessoa divina é Deus; contudo não são três deuses, mas um Deus. Cada um é uma pessoa distinta. Os hereges sabelianos, por exemplo, um grupo de falsos cristãos, ensinaram erroneamente que cada pessoa é simplesmente um aspecto diferente de Deus. Segundo eles, o Pai e o Filho são simplesmente elementos diferentes da mesma pessoa. Esta heresia foi condenada pela Igreja cristã. Um cristão deve acreditar que existem três pessoas divinas, que cada um é Deus, mas que existe apenas um Deus.
O outro dogma central da fé cristã é a Encarnação. Esta é a verdade de que a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade, o Filho de Deus, tornou-se homem, que é Jesus Cristo. Ele é uma pessoa divina, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, com duas naturezas. Ele é verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Para mais informações sobre a verdadeira fé cristã, que é necessária para a salvação, consulte o nosso sítio de Internet.
Artigos relacionados
Francisco é uma abominação anti-Católica. Quem ainda não acordou, que acorde antes que seja tarde
Lucas G. 2 anosLer mais...É Verdade!!! Mosteiro da Sagrada família: Se aprendir bem com o Ir Pedro Dimond e Ir Miguel Dimond os quais concidero como Pais Espirituais,; um DOGMA é pra ser Obedecido...
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigado por dizerem a verdade dos fatos.
Lucas Fernandes da Silva 2 anosLer mais...Sedevacantes tem razão
lp 2 anosLer mais...Este livro é um dos livros mais importantes do nosso tempo. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Esta, sem dúvida alguma, é uma citação importantíssima. Ela demonstra que vossa posição sobre este ponto é exatamente a mesma de um Doutor da Igreja. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Uau!
Adilio 2 anosLer mais...Abominação, cisma e Eresia. o que se poderia esperar de um demônio!!!
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigada muito pela explicação detalhada! ;)
Vicky Timotê 2 anosLer mais...Salve Maria! É evidente que este diário é uma farsa. Essa freira foi excomungada 3 vezes, tendo seu manuscrito inserido ao livro do Indexx. O antipapa Paulo VI extinguiu o...
Deise Holanda 2 anosLer mais...