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Os Erros de Miguel Baio não provam Baptismo de Desejo
OBJECÇÃO — A ideia de que catecúmenos não podem obter remissão dos pecados não foi condenada nos Erros de Miguel Baio?
RESPOSTA — Não! E o facto de certos defensores de baptismo de desejo tentarem obstinadamente utilizar a condenação dos Erros de Miguel Baio para favorecer a posição do baptismo de desejo demonstra simplesmente: 1) a sua desonestidade; 2) a inexistência de evidências para «baptismo de desejo».
As proposições de Miguel Baio acima enunciadas são condenadas porque afirmam que a caridade perfeita pode estar presente em catecúmenos e penitentes sem a remissão de pecados. (Nota: estas não dizem nada, nem para um lado nem para o outro, sobre se a caridade perfeita pode ou não estar presente em catecúmenos com a remissão dos pecados.) As proposições de Baio enunciadas acima são falsas porque uma pessoa não pode ter caridade perfeita sem a remissão dos pecados.
A Fé, a Esperança, a Caridade e a remissão de pecados são inseparáveis numa pessoa justificada. Portanto, Miguel Baio foi devidamente condenado pela sua falsa afirmação de que catecúmenos e penitentes podem possuir caridade perfeita sem a remissão de pecados. A sua asserção contradiz o ensinamento católico. E quando um papa condena proposições como esta falsa proposição de Miguel Baio, ele condena a proposição completa como tal. Ao condenar tal erro, nenhuma asserção é feita positiva ou negativamente a respeito de ambas as partes da afirmação, e também não é feita qualquer asserção, positiva ou negativamente, sobre se catecúmenos podem ou não obter a remissão de pecados com caridade perfeita, o que não é o tópico da afirmação de Miguel Baio. Mas, com base nos outros ensinamentos, sabemos que os catecúmenos não-baptizados absolutamente não podem obter a remissão dos pecados, posto que estão fora da Igreja.
Um bom exemplo que serve para demonstrar ainda mais como os apologistas de baptismo de desejos estão completamente errados ao usar Miguel Baio como um argumento para «baptismo de desejo» é encontrado em Denz. 646, um erro de John Hus, condenado pelo Concílio de Constança:
Baseando-se nesta passagem, algumas pessoas concluíram erroneamente que o argumento dos sedevacantistas (de que um papa que se torna um herege perde o ofício e deixa de ser a cabeça da Igreja, posto que ele não é um membro desta) é condenado aqui. Mas o Concílio de Constança não está de modo algum a condenar isso; não está a afirmar nada, nem para um lado nem para o outro, a esse respeito. Ao invés disso, o concílio está a condenar a proposição completa como tal, que afirma que um papa que é maligno (ou imoral) não é a cabeça da Igreja, posto que não é um membro desta. E isso é falso: só porque um papa é maligno, não significa que não é um membro da Igreja e, portanto, que não é a cabeça da Igreja. Os sedevacantistas, por outro lado, afirmam correctamente que um papa herético (não meramente um maligno) não é um membro da Igreja e portanto não pode ser a cabeça da Igreja (e que, logo, perde o seu ofício automaticamente quando se torna um herege). Isto é ensinamento da Igreja.
Portanto…
Logo, como podemos ver, a segunda parte da afirmação condenada de John Hus, «[um papa] não é a cabeça da santa Igreja militante, posto que ele não é um membro desta», é verdadeira. Contudo, a proposição de Hus é condenada como tal porque no início esta afirma que a cessação da pertença (e, portanto, da liderança também) acontece simplesmente por o papa ser maligno, o que é falso. Logo, como um todo, a proposição de Hus, tal como a de Baio, é falsa e, por conseguinte, foi condenada.
Portanto, o erro de John Hus é um valioso exemplo para demonstrar que os defensores de baptismo de desejo estão totalmente errados, uma vez mais, ao citar os erros de Miguel Baio como um argumento. Ao condenar tal proposição de Miguel Baio, o papa não faz qualquer afirmação positiva ou negativa a respeito de se o catecúmeno pode ou não obter a remissão de pecados com caridade perfeita, porque não foi isso que Baio afirmou. A verdade é que os catecúmenos não podem de modo algum obter a remissão de pecados porque estão fora da Igreja.
Porém, os apologistas de baptismo de desejo ou sabem que os Erros de Miguel Baio não provam o seu ponto ou conseguiriam perceber isso se tentassem, então por que é que alguns deles continuam a utilizar este não-argumento como um argumento? É simplesmente desonestidade! É, de facto, uma vergonha eles tentarem obstinadamente aproveitar-se da ignorância dos leigos ao utilizarem estes erros de Miguel Baio como um argumento em favor de baptismo de desejo. A CMRI, uma organização desonesta de Spokane Washington, por exemplo, publicou recentemente um panfleto e um artigo sobre baptismo de desejo. O panfleto e o artigo não somente citaram de forma totalmente deturpada o ensinamento do Concílio de Trento em Sess.6, Cap. 4 (utilizando «através de» ao invés de «sem»), mas também utilizaram de modo bastante desonesto os erros acima citados de Miguel Baio como «prova» para baptismo de desejo. Ao fazer uso destas tácticas nos seus panfletos e artigos, a CMRI enganou os seus leitores que não se interessam o suficiente pela Fé a ponto de examinar o assunto com cuidado e julgar os méritos dos seus argumentos — refiro-me aos leitores que simplesmente creram no que a CMRI concluiu por parecer estar documentado, que são provavelmente uma grande parte. É assim que hereges matam almas e as desorientam.
Notas finais:
1 Denzinger, The Sources of Catholic Dogma, B. Herder Book. Co., Thirtieth Edition, 1957., nº 1031.
2 Denzinger 1033.
3 O Sacrossanto e Ecuménico Concílio de Trento, Oficina Patriarcal de Francisco Luiz Ameno, 1751, Tomo I, pág. 107, 109, 111; Denzinger 799-800.
4 Denzinger 468-469.
5 Denzinger 646.
6 Denzinger 423.
7 São Francisco de Sales, The Catholic Controversy, pp. 305-306.
8 The Papal Encyclicals, por Claudia Carlen, Raleigh: The Pierian Press, 1990, Vol. 2 (1878-1903), pág. 401.
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Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigado por dizerem a verdade dos fatos.
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lp 2 anosLer mais...Este livro é um dos livros mais importantes do nosso tempo. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Esta, sem dúvida alguma, é uma citação importantíssima. Ela demonstra que vossa posição sobre este ponto é exatamente a mesma de um Doutor da Igreja. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Uau!
Adilio 2 anosLer mais...Abominação, cisma e Eresia. o que se poderia esperar de um demônio!!!
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