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As incríveis heresias de João Paulo II em relação aos cismáticos “ortodoxos”
por Ir. Miguel Dimond, O.S.B., e Ir. Pedro Dimond, O.S.B.
www.igrejacatolica.org » Ir para a página principal sobre as heresias de João Paulo IIJoão Paulo II ensina que os cismáticos não devem ser convertidos
João Paulo II ensinou que os cismáticos orientais (chamados “ortodoxos”) não precisam de ser convertidos à Igreja Católica. Para nos contextualizarmos: os cismáticos orientais rejeitam o dogma do papado, o que significa que eles rejeitam a suprema autoridade de todos os papas na história. Eles rejeitam o dogma da infalibilidade papal: a verdade de que o papa ensina infalivelmente quando fala desde a cátedra de Pedro. Eles rejeitam o dogma da Imaculada Conceição, recusam-se a aceitar os 13 últimos concílios da Igreja Católica romana, e permitem o divórcio e o novo casamento.
João Paulo II, Homilia, 23 de Maio de 2002: “Honra também a ti, desejo repeti-lo mais uma vez, santa Igreja ortodoxa…”2
No seu escandaloso Directório para a Aplicação dos Princípios e Normas sobre o Ecumenismo (#125), João Paulo II encoraja o culto inter-religioso com os cismáticos orientais e declara: “… evitar qualquer sinal de proselitismo.”3 Como mostraremos mais a seguir, João Paulo II aprovou o Directório para a Aplicação dos Princípios e Normas sobre o Ecumenismo em Ut unum sint #58 e em outros lugares.
Fazer proselitismo é converter uma outra pessoa. Deste modo, João Paulo II disse que qualquer esforço para converter os cismáticos orientais deve ser evitado. Estas são as palavras de um verdadeiro papa católico, o Papa Bento XIV, precisamente sobre o mesmo tema:
Papa Bento XIV, Allatae sunt, #19, 26 de Julho de 1755: “Em primeiro lugar, o missionário que está a tentar com a ajuda de Deus trazer à unidade os cismáticos gregos e orientais, deve concentrar os seus esforços no único objetivo de livrá-los de doutrinas em desacordo com a fé católica.”4
Papa Bento XIV, Allatae sunt, #19, 26 de Julho de 1755:
“Porque a única missão confiada ao missionário é a de atrair o oriental à fé católica…”5
A diferença entre as duas religiões fica assim bem à vista: a religião católica ensina que toda a sua doutrina deve ser aceite e que os não-católicos devem ser convertidos. A religião não-católica de João Paulo II (a religião do Vaticano II) ensina que a fé católica é desnecessária e que os não-católicos não devem ser convertidos.
Walter Kasper, um membro da Igreja do Vaticano II de posição elevada na sua hierarquia, compreende isto muito bem. Kasper foi elevado a “cardeal” e designado chefe do Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos do Vaticano por João Paulo II. Bento XVI manteve Kasper no seu cargo de chefe deste organismo. Expressando a opinião tanto de João Paulo II como de Bento XVI, Kasper declarou:
“(...) Hoje, já não compreendemos o Ecumenismo no sentido de um retorno, através do qual os outros ‘seriam convertidos’ e voltariam a ser católicos. Isto foi explicitamente abandonado pelo Vaticano II.”6
Católicos que foram torturados e martirizados porque se recusaram a converter-se em cismáticos orientais
Na sua encíclica Orientales Omnes Ecclesias de 1945, o Papa Pio XII dá alguns exemplos de católicos na história que foram torturados e assassinados por negarem-se a abandonar a fidelidade ao papado e converterem-se em “ortodoxos” orientais cismáticos. São Josafat é um exemplo famoso, mas há muitos outros. São Josafat converteu e trouxe muitos cismáticos orientais de volta à fé católica até ter sido assassinado por eles devido ao seu esforço de fazer com que as pessoas regressassem à união com o papado.
Papa Pio XII, Orientales Omnes Ecclesias, #15, 23 de Dezembro de 1945: “Josafat Kuntzevitch… foi famoso por sua vida santa e zelo apostólico, e um corajoso campeão da unidade católica. Os cismáticos, a fim de matá-lo, perseguiram-lhe com um ódio implacável, e no dia 12 de Novembro de 1623, foi ferido e barbaramente assassinado com uma alabarda.”7
Houve muitos outros que foram mutilados, flagelados, torturados e assassinados porque não se converteram em cismáticos orientais.
Papa Pio XII, Orientales Omnes Ecclesias, #20, 23 de Dezembro de 1945: “Aqueles fiéis que não quiseram separar-se da verdadeira fé, e obediente e destemidamente resistiram à pressão de unirem-se à Igreja [cismática] dissidente imposta em 1875, foram vergonhosamente castigados com multas, flagelados e exilados.”8
Papa Pio XII, Orientales Omnes Ecclesias, #46, 23 de Dezembro de 1945: “A comunidade rutena recebeu… uma nobre companhia de confessores e mártires. Para preservar a sua fé e manter sua zelosa lealdade ao pontífice romano, não hesitaram em suportar todo tipo de trabalhos e dificuldades, ou até mesmo em ir com prazer ao encontro da morte… Josafat Kuntzevitch… Ele foi o excepcional mártir da unidade e fé católica naquele período, mas não o único; não foram poucos os clérigos e leigos que receberam a palma da vitória depois dele; alguns foram mortos pela espada, outros cruelmente flagelados até a morte, ou afogados no Deniépre, passando assim do triunfo sobre a morte para o Céu.”9
Papa Pio XII, Orientales Omnes Ecclesias, #49, 23 de Dezembro de 1945: “Além de tudo isto, uma nova e não menos implacável perseguição ao catolicismo começou uns poucos anos antes da divisão da Polónia. Na altura em que as tropas do imperador da Rússia haviam invadido a Polónia, muitas igrejas do rito ruteno foram tiradas aos católicos por força de armas; os sacerdotes que recusaram-se a abjurar a sua fé [e a tornar-se cismáticos] foram acorrentados, insultados, flagelados e encarcerados, onde sofreram cruelmente a fome, a sede e o frio.”10
Com o seu ensinamento herético de que os “ortodoxos” cismáticos não estão fora da Igreja e não precisam de converterem-se para se salvarem, a seita do Vaticano II faz um completo escárnio dos santos e mártires que sofreram horrivelmente por não se terem tornado cismáticos.
A declaração de Balamand do Vaticano com os cismáticos orientais, aprovada por João Paulo II, rejeita a conversão destes não-católicos como “eclesiologia obsoleta”
Em 24 de Junho de 1993, o Vaticano firmou a Declaração de Balamand com os cismáticos orientais (a chamada “Igreja Ortodoxa”). Nesta Declaração de Balamand (citada abaixo), que foi aprovada por João Paulo II, é rejeitado todo intento de converter os cismáticos orientais com a justificação de esta ser “uma obsoleta eclesiologia de retorno à Igreja Católica.” Aqui vão algumas passagens da incrível e herética Declaração de Balamand.
Declaração de Balamand da seita do Vaticano II com os “ortodoxos”, 1993, #10: “A situação assim criada resultou na criação de tensões e oposições. Progressivamente, nas décadas que se seguiram a essas uniões, a actividade missionária tendeu a incluir entre as suas prioridades o esforço de converter os outros cristãos, individualmente ou em grupos, a fim de ‘trazê-los de volta‘ à sua própria Igreja. Para legitimar esta tendência, nascida do proselitismo, a Igreja Católica desenvolveu a visão teológica segundo a qual ela apresenta-se a si mesma como a única à qual a salvação foi confiada. Como reacção, a Igreja Ortodoxa, por sua vez, chegou a aceitar a mesma visão segundo a qual só nela se poderia encontrar a salvação…”
#’s 14-15: “… De acordo com as palavras do Papa João Paulo II, o esforço ecuménico das Igrejas irmãs do Oriente e do Ocidente, baseado no diálogo e na oração, é a busca da perfeita e total comunhão que não é nem absorção nem fusão, mas um encontro na verdade e no amor (cfr. Slavorum Apostoli, 27). 15. Enquanto que a inviolável liberdade das pessoas e a sua obrigação de cumprir os ditames da sua própria consciência permanece assegurada, na busca do restabelecimento da unidade não se procura a conversão de pessoas de uma Igreja para a outra a fim de assegurar a sua salvação.”
22. “A actividade pastoral na Igreja Católica, tanto latina como oriental, já não aspira a que os fiéis passem de uma religião para a outra; isto é, já não se pretende fazer proselitismo entre os ortodoxos. Ela tem como objectivo dar resposta às necessidades espirituais dos seus próprios fiéis e não tem pretensão alguma de se expandir às custas da Igreja Ortodoxa.”
30. “Para abrir o caminho às futuras relações entre as duas Igrejas, indo além de uma eclesiologia obsoleta de retorno à Igreja Católica relacionada com o problema que é o objecto deste documento, se prestará especial atenção à formação de futuros sacerdotes e de todos aqueles que, de alguma maneira, estão envolvidos numa actividade apostólica levada a cabo num lugar onde a outra Igreja tem tradicionalmente suas raízes. A sua formação deve ser objectivamente positiva no respeito pela outra Igreja.” (https://www.cin.org/east/balamand.html)
Isto é heresia da mais descarada! Este documento, aprovado pelos antipapas do Vaticano II, é sem dúvida uma das piores heresias da seita do Vaticano II. Este menciona abertamente, e a seguir nega por completo o dogma tradicional da Igreja Católica de que os cismáticos devem se converter à fé católica para a unidade e salvação.
João Paulo II disse que a Declaração de Balamand era um “novo passo” que “deve ajudar a todas as igrejas locais ortodoxas e católicas, tanto latinas como orientais, que convivem numa mesma região, a continuar no seu compromisso ao diálogo de caridade e a iniciar ou almejar atar relações de cooperação nas suas áreas de actividade pastoral.”11
Por favor, repare especialmente nos #'s 14 e 15, que afirmam que “na busca de restabelecer a unidade não se procura a conversão de pessoas de uma Igreja para a outra a fim de assegurar a sua salvação…” Por favor, repare no #22, que afirma que a Igreja Católica “não tem desejo algum de se expandir às custas da Igreja Ortodoxa,” e no #30, que rejeita a “eclesiologia obsoleta de retorno à Igreja Católica.” Note como tudo isto nega abertamente o dogma católico de que os não-católicos devem retornar à Igreja Católica para a salvação e a unidade cristã.
Papa Pio XI, Mortalium animos, #10, 6 de Janeiro de 1928:
“… por quanto não é lícito promover a união dos cristãos de outro modo senão promovendo o retorno dos dissidentes à única verdadeira Igreja de Cristo, dado que outrora, infelizmente, eles se apartaram dela.”12
Portanto, é um facto que João Paulo II e sua seita rejeitam, palavra por palavra, o dogma da fé católica: a unidade cristã só pode ser alcançada mediante a conversão ao catolicismo. Vemos esta rejeição do dogma católico mais uma vez na seguinte citação.
Outras incríveis heresias de João Paulo II com os “ortodoxos” cismáticos orientais
João Paulo II, Homilia, 25 de Janeiro de 1993:
“Na verdade, o meio de atingir a unidade cristã, diz o documento da Comissão Pontifícia da Rússia, ‘não é o proselitismo, mas o diálogo fraterna…’”13
É portanto um facto que João Paulo II ensina que a fé de Roma não deve ser mantida pelos não-católicos; logo, ele não pode ser considerado como detentor da verdadeira fé católica.
Papa Leão XIII, Satis cognitum, #13, 29 de Junho de 1896:
“... você não será considerado como detentor da Fé Católica se você não defende que a Fé de Roma deve ser mantida.”14
Aqueles que dizem, diante destes factos, que João Paulo II deve ser considerado como um detentor da fé católica (por outras palavras, que ele era um papa verdadeiro), estão a negar este ensinamento da Igreja.
Em #27 da sua encíclica sobre os santos Cirilo e Metódio, Slavorum Apostolici, João Paulo II indicou novamente que os cismáticos orientais não devem ser convertidos à Igreja Católica. Ele afirmou que a unidade com os cismáticos “não é nem absorção nem sequer fusão,”15 o que significa que não é pela conversão. Como vimos anteriormente, a Declaração de Balamand com os “ortodoxos,”citou esta mesma frase da encíclica de João Paulo II sobre os santos Cirilo e Metódio, a fim de provar que os católicos não devem converter os “ortodoxos.”
João Paulo II confirmou a sua heresia em incontáveis encontros com os cismáticos. Em 24 de Fevereiro de 2000, João Paulo II se reuniu com o cismático não-católico bispo de Alexandria, “Papa” Shenouda III.
Na sua mensagem destinada ao bispo cismático, João Paulo II tratou-o por “Sua Santidade” e disse:
João Paulo II, Mensagem ao “Papa” Shenouda III, 24 de Fevereiro de 2000: “Estou agradecido por tudo o que haveis dito, Sua Santidade… Deus abençoe a Igreja do Papa Shenouda. Obrigado.”16
Por outras palavras, João Paulo II disse: “Deus abençoe a Igreja cismática!” Isto é uma rejeição da fé católica. As Escrituras nos dizem especificamente que não se pode saudar (por outras palavras, dizer “Deus abençoe”) os hereges.
2 João 10: “Se alguém vem a vós e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem digais a ele uma saudação.”
Pedir que “Deus abençoe” uma falsa Igreja, é pedir que Deus multiplique e propague essa falsa seita.
“O Papa financia nova catedral – A Igreja Ortodoxa Romena arrecadou 40% os fundos necessários para a construção de uma catedral em Bucareste, incluindo uma contribuição de $100.000 dólares da parte do Papa João Paulo II, disse um oficial ortodoxo.”
No dia 12 de Outubro de 2002, João Paulo II e o patriarca cismático da Roménia renunciaram conjuntamente a qualquer tentativa de converterem uns aos outros numa declaração conjunta. Eles declararam: “A nossa finalidade e o nosso desejo fervoroso é a comunhão plena, que não é a absorção...”17 Isto significa que a comunhão não é pela conversão. João Paulo II utilizou frequentemente a frase “nem absorção nem fusão” para indicar que a unidade com os cismáticos não é por meio da sua conversão. Recorde-se que esta frase foi utilizada com o mesmo significado na Declaração Balamand (citada anteriormente) com o cismático “ortodoxo.”
Teoctist, o patriarca cismático da Roménia, revelou em 1999 que João Paulo II fez uma enorme doação à sua Igreja não-católica.18 O serviço de notícias Zenit e outros reportaram (ver imagem acima) que a doação de João Paulo II ao patriarca cismático foi de US$100.000!
“O clero ortodoxo da Roménia disse hoje que João Paulo II doou US$100.000 para a construção de uma catedral ortodoxa, que poderá albergar até 2.000 pessoas, reportou a Agência France-Presse.”19
Papa Inocêncio III, Quarto Concílio de Latrão, Constituição 3, Sobre os Hereges, 1215: “Determinamos submeter à excomunhão os crentes que recebam, defendam, ou apoiem os hereges.”20
No seu discurso feito no mesmo dia da sua declaração conjunta, João Paulo II disse ao patriarca cismático Teoctist: “O objectivo é o de alcançar... uma unidade que não implique nem absorção nem fusão.”21
Portanto, João Paulo II assegurou aos seus ouvintes, publicamente e vezes sem conta, que os católicos não devem tentar converter os não-católicos e que a fé católica não é necessária para alcançar a salvação.
Papa Pio IX, Nostis et nobiscum, #10, 8 de Dezembro de 1849: “Em particular, certifiquem-se de que os próprios fiéis tenham assente em suas almas e profundamente gravado o dogma de nossa santa Religião de que é necessária a fé católica para obter a eterna salvação.”22
De facto, no mesmo discurso ao patriarca cismático da Roménia, João Paulo II fez esta incrível declaração:
“Por seu lado, a Igreja católica reconhece a missão que as Igrejas ortodoxas são chamadas a desempenhar nos países onde estão enraizadas há séculos. Ela não deseja fazer outra coisa senão ajudar e colaborar nesta missão…”23
Mas que zelo pelo papado! E lá se vão os últimos 1000 anos de declarações dogmáticas que os cismáticos rejeitam! Abram alas para o divórcio e as segundas núpcias! É isto o que a Igreja Católica vale, segundo João Paulo II. De acordo com este apóstata, tudo isto nada significa e de facto não deve ser crido porque a “Igreja” não deseja outra coisa senão manter estas pessoas no cisma e alheias aos seus ensinamentos.
Papa Gregório XVI, 27 de Maio de 1832: “Não vos enganeis, irmão; quem segue um cismático, não herdará o reino de Deus.”24
Papa Leão XII, Quod hoc ineunte, #8, 24 de Maio de 1824: “Dirigimo-nos a todos vós que ainda estais apartados da verdadeira Igreja e do caminho da salvação. Neste júbilo universal, uma coisa está em falta: que havendo sido chamados pela inspiração do Espírito Celestial e havendo quebrado todo laço decisivo, possais estar num sincero acordo com a Mãe Igreja, fora de cujos ensinamentos não há salvação.”25
Papa Leão XII, Ubi primum, #14, 5 de Maio de 1824: “É impossível ao autêntico Deus, o qual é a própria Verdade, o melhor e mais sábio Provedor, e o Recompensador dos homens bons, aprovar todas as seitas que professam falsos ensinamentos que são frequentemente inconsistentes uns com os outros e contraditórios, e conferir recompensa eterna aos seus membros... Por fé divina nós professamos um Senhor, uma fé, um baptismo... É por isso que professamos que não há salvação fora da Igreja.”26
Papa Pio XI, Mortalium animos, #11, 6 de Janeiro de 1928: “Só... a Igreja Católica é a que retém o verdadeiro culto… se alguém não entrar por ele ou se alguém dele sair, está fora da esperança da vida e salvação.”27
Esta é outra acção pela qual João Paulo II manifestou ter aceitado a heresia “ortodoxa” de que todos os bispos são iguais. João Paulo II declarou que não há nada de mal em negar a primazia do bispo de Roma.
No verão de 2003, João Paulo II repudiou uma vez mais o proselitismo para com os cismáticos orientais.
João Paulo II, Exortação Apostólica Pós-sinodal Ecclesia in Europa, 28 de Junho de 2003: “Ao mesmo tempo, desejo uma vez mais asseverar aos pastores, aos irmãos e irmãs das Igrejas Ortodoxas que a nova evangelização não deve de modo algum ser confundida com o proselitismo…”28
Papa Pio IX, Primeiro Concílio do Vaticano, Sessão 4, Cap. 3, ex cathedra: “Além disso, ensinamos e declaramos que a Igreja Romana, pela disposição do Senhor, possui o principado de poder ordinário sobre todas as outras… Tal é a doutrina da verdade católica, da qual ninguém pode desviar-se sem que perca a fé e a sua salvação.”29
Esta definição infalível do Vaticano I declara que todo aquele que se desvie do dogma do papado — que o Papa de Roma tem o poder soberano na Igreja de Cristo —, tais como os cismáticos “ortodoxos” e os protestantes, não pode conservar a fé e salvar-se. Por outro lado, João Paulo II disse-nos que os cismáticos “ortodoxos” e os protestantes não apenas podem conservar a fé e a salvação enquanto negam o papado, mas que também que não devem crer no papado. Ele foi um completo herege que rejeitou o dogma do Primeiro Concílio do Vaticano.
João Paulo II declarou uma comunhão e unidade de fé com as seitas não-católicas
Na sua encíclica Ut unum sint, João Paulo II declarou umas incríveis 16 vezes que a sua “Igreja” está em comunhão com as seitas não-católicas, e 8 vezes que tem a mesma fé que as seitas não-católicas.
João Paulo II, Ut unum sint, #62, 25 de Maio de 1995, falando do cismático e não-católico patriarca da Etiópia: “Com o venerável Patriarca da Igreja da Etiópia, Abuna Paulos, que me veio visitar a Roma no dia 11 de Junho de 1993, sublinhámos a profunda comunhão existente entre as nossas duas Igrejas: ‘Compartilhamos a fé transmitida pelos Apóstolos… aliás, podemos afirmar que temos uma só fé em Cristo…’”30
Papa São Leão o Grande, Sermão 129: “Logo, uma vez que fora da Igreja Católica não há nada perfeito, nada imaculado... não temos qualquer semelhança com aqueles que estão divididos da união do Corpo de Cristo; não partilhamos nenhuma comunhão.”31
Quando João Paulo II afirma que ele tem a mesma fé e comunhão que as seitas não-católicas, ele está afirmando que não é católico.
João Paulo II deu uma relíquia ao cismático Karekin II, e declarou que a sua seita é a “Esposa de Cristo”
João Paulo II também deu a Karekin II, chefe da Igreja cismática da Arménia, uma relíquia de São Gregório, o Iluminador.
João Paulo II, Homilia ao patriarca cismático Karekin II, 10 de Novembro de 2000: “Na celebração deste dia, é-me grato restituir a Vossa Santidade uma relíquia de São Gregório, o Iluminador,… Ela [a relíquia] será posta na nova Catedral agora em construção… Faço votos por que a nova Catedral possa adornar com ainda maior beleza a Esposa de Cristo na Arménia...”32
São Gregório, o Iluminador (257-332 d.C.) foi o “apóstolo da Arménia,” aquele que propagou a verdadeira fé cristã (a fé católica) na Arménia:
“Trabalhando em estreita colaboração, o Rei Tirídates e São Gregório, o Iluminador destruíram todos os antigos templos pagãos na Arménia, a começar com os da deusa Anahita e os do deus Tir, do qual o rei herdou o nome. Cruzes foram erguidas nos seus lugares. Um grande número de pessoas foram baptizadas.”33
Ao dar a relíquia deste grande apóstolo cristão da Arménia aos cismáticos, João Paulo II estava claramente a indicar que ele considerava que os cismáticos professam a verdadeira fé cristã — a mesma fé verdadeira de São Gregório, o Iluminador. E além disso, na homilia acima, João Paulo II chamou a Igreja “ortodoxa” cismática de “Esposa de Cristo,” um título reservado unicamente à Igreja Católica.
» Ir para a página principal sobre as heresias de João Paulo IINotas finais:
1 L’ Osservatore Romano, ed. inglesa, 2001.
2 L’ Osservatore Romano, 29 de Maio de 2002, ed. inglesa, pág. 5.
3 Directório para a Aplicação dos Princípios e Normas sobre o Ecumenismo, pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, Paulinas Editora, pág. 83.
4 The Papal Encyclicals, vol. 1 (1740-1878), pág. 57.
5 The Papal Encyclicals, 1 (1740-1878), pág. 58.
6 Adista, 26 de Fevereiro 2001.
7 The Papal Encyclicals, vol. 4 (1939-1958), pág. 93.
8 The Papal Encyclicals, vol. 4 (1939-1958), pág. 95.
9 The Papal Encyclicals, vol. 4 (1939-1958), pág. 99.
10 The Papal Encyclicals, vol. 4 (1939-1958), pág. 100.
11 Information Service 84 (1993/III-IV) 145; https://www.cnewa.ca/default.aspx?ID=82&pagetypeID=9&sitecode=CA&pageno=8
12 The Papal Encyclicals, vol. 3 (1903-1939), pág. 317.
13 L’Osservatore Romano, 27 de Janeiro de 1993, ed. inglesa, pág. 2; https://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/homilies/1993/documents/hf_jp-ii_hom_19930125_settimana-preghiera_it.html
14 The Papal Encyclicals, vol. 2 (1878-1903), pág. 399.
15 The Encyclicals of John Paul II, pág. 248; https://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_19850602_slavorum-apostoli_po.html
16 L’ Osservatore Romano, 1 de Março de 2000, ed. inglesa, pág. 5; ver também: https://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/angelus/2000/documents/hf_jp-ii_ang_20000227_po.html
17 L’ Osservatore Romano, 16 de Outubro de 2002, ed. inglesa, pág. 5; https://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/speeches/2002/october/documents/hf_jp-ii_spe_20021012_john-paul-ii-teoctist_po.html
18 Revista America, “A New Chapter in Catholic-Orthodox Relations,” 3-10 de Julho de 1999, vol. 181, No. 1; https://www.ncregister.com/site/article/8910
19 Zenit.org, 2 de Novembro de 2000.
20 Decrees of the Ecumenical Councils, vol. 1, pág. 234.
21 L’Osservatore Romano, 16 de Outubro de 2002, ed. inglesa, pág. 4; https://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/speeches/2002/october/documents/hf_jp-ii_spe_20021012_teoctist_po.html
22 The Papal Encyclicals, vol. 1 (1740-1878), pág. 297 e nota de rodapé #4.
23 L’ Osservatore Romano, 16 de Outubro de 2002, pág. 4; https://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/speeches/2002/october/documents/hf_jp-ii_spe_20021012_teoctist_po.html
24 The Papal Encyclicals, vol. 1 (1740-1878), pág. 230.
25 The Papal Encyclicals, vol. 1 (1740-1878), pág. 207.
26 The Papal Encyclicals, vol. 1 (1740-1878), pág. 201.
27 The Papal Encyclicals, vol. 3 (1903-1939), pág. 318.
28 L’Osservatore Romano, 2 de Julho de 2003, ed. inglesa, pág. V; https://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/apost_exhortations/documents/hf_jp-ii_exh_20030628_ecclesia-in-europa_po.html
29 Denzinger 1827.
30 The Encyclicals of John Paul II, pág. 953, https://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/encyclicals/documents/hf_jp-ii_enc_25051995_ut-unum-sint_po.html
31 Citado em Sacerdotium, #2, Instauratio Catholica, Madison Heights, WI, pág. 64.
32 L’Osservatore Romano, 15 de Novembro de 2000, ed. inglesa, pág. 6/7 – Joint Communique of John Paul II and Catholicos Karekin II; https://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/homilies/2000/documents/hf_jp-ii_hom_20001110_armenia_po.html
33 Warrem H. Carroll, A History of Christendom, Christendom Press, 1985, vol. 1, pág. 539.
Do livro: A Verdade sobre o que Realmente Aconteceu à Igreja Católica depois do Vaticano II
Francisco é uma abominação anti-Católica. Quem ainda não acordou, que acorde antes que seja tarde
Lucas G. 2 anosLer mais...É Verdade!!! Mosteiro da Sagrada família: Se aprendir bem com o Ir Pedro Dimond e Ir Miguel Dimond os quais concidero como Pais Espirituais,; um DOGMA é pra ser Obedecido...
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigado por dizerem a verdade dos fatos.
Lucas Fernandes da Silva 2 anosLer mais...Sedevacantes tem razão
lp 2 anosLer mais...Este livro é um dos livros mais importantes do nosso tempo. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Esta, sem dúvida alguma, é uma citação importantíssima. Ela demonstra que vossa posição sobre este ponto é exatamente a mesma de um Doutor da Igreja. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Uau!
Adilio 2 anosLer mais...Abominação, cisma e Eresia. o que se poderia esperar de um demônio!!!
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigada muito pela explicação detalhada! ;)
Vicky Timotê 2 anosLer mais...Salve Maria! É evidente que este diário é uma farsa. Essa freira foi excomungada 3 vezes, tendo seu manuscrito inserido ao livro do Indexx. O antipapa Paulo VI extinguiu o...
Deise Holanda 2 anosLer mais...