^
^
Fátima | Calendário Católico | Por que o Inferno tem de ser eterno | O Anticristo Identificado! | Loja Online | A Bíblia Ensina o Papado | Os «magos» provam a existência de um mundo espiritual | Surpreendente Evidência de Deus | Notícias |
As Heresias do Vaticano II | Passos de Conversão | Fora da Igreja Não Há Salvação | Respostas Católicas | O Santo Rosário | Padre Pio | Antipapas Francisco, Bento XVI, JPII, etc. | Ajude a salvar almas: Doar |
A sessão expirou
Por favor reinicie a sessão. A página de início de sessão vai abrir numa nova janela. Depois de iniciar a sessão pode fechá-la e voltar a esta página.
A heresia do Objectivo-Subjectivo
RESPOSTA — Isto é similar à heresia de «você não pode julgar». Aqueles que propõe esta heresia negam a verdade dogmática; pois a heresia do Objectivo-Subjectivo significa que o dogma fora da Igreja Não Há Salvação só é verdadeiro «objectivamente», o que significa necessariamente que não-católicos podem ser salvos «subjectivamente», o que significa que o resultado final é uma negação do dogma definido.
A heresia do Objectivo-Subjectivo é uma maneira astuta de dizer que o dogma Fora da Igreja Não Há Salvação pode não significar o que este diz. Trata-se de discurso duplo diabólico. É equivalente a afirmar:
«Jesus Cristo é objectivamente o Filho de Deus.»
Poderia um católico sustentar isso? Não, não poderia, porque Jesus Cristo não é Filho de Deus objectivamente só; ele é Filho de Deus — ponto final! Porém, isto é exactamente o que aqueles que mantêm a heresia do Objectivo-Subjectivo estão a dizer! Pois dizer que um dogma (Fora da Igreja Não Há Salvação) é verdadeiro só objectivamente é dizer que qualquer outro dogma (por exemplo, que Jesus Cristo é o Filho de Deus) é verdadeiro só objectivamente. Não há volta a dar. A heresia do Objectivo-Subjectivo assevera a heresia de que dogmas não são verdades divinamente reveladas, mas somente pressuposições ou políticas pelas quais nos guiamos, e isto é Modernismo condenado.
A ideia de que podemos pregar que não há salvação fora da Igreja enquanto cremos em nossos corações que há salvação fora da Igreja ou que possa haver salvação fora da Igreja é herética. O facto de que somente católicos podem ser salvos é uma verdade revelada do céu na qual todo o católico deve em primeiro lugar crer, e em segundo professar.
Posto que dogmas são verdades vindas do céu, dizer que qualquer dogma (por exemplo, o dogma de que todos os que morrem não-católicos perdem-se) pode ter uma realidade «subjectiva» que é diferente da verdade revelada é heresia — é uma negação dessa verdade. Portanto, a ideia de que subjectivamente não-católicos podem ser salvos é uma heresia descarada; é uma negação da verdade revelada de que todos os que morrem não-católicos necessariamente perdem-se.
A mesma heresia do Objectivo-Subjectivo é ensinada no livro O Derradeiro Combate do Demónio, que é promovido por uma porção de organizações tradicionalistas.
Isto é completamente herético. É particularmente pernicioso, de facto, porque este livro finge que sustenta o dogma Fora da Igreja Não Há Salvação e será lido em «círculos tradicionalistas» — enquanto que rejeita o dogma. A afirmação acima citada é uma negação da Infalibilidade Papal e uma repudiação da verdade divinamente revelada de que Deus somente irá salvar pessoas de entre católicos e aqueles que se tornam católicos. A afirmação herética acima significa literalmente que nós simplesmente não sabemos se o que Deus revelou é verdadeiro ou não. E demonstra, uma vez mais, o quão prevalecente e virulenta é essa heresia do Objectivo-Subjectivo ao infiltrar-se em todo o lado. Mantém-se a verdade, no entanto, que a Igreja Católica ensina que a pertença à Igreja é necessária para a salvação. Ela não ensina em lado algum o que os hereges modernos amam dizer: que a pertença à Igreja é objectivamente necessária para a salvação.
Notas finais:
1 Denzinger, The Sources of Catholic Dogma, B. HerderBook. Co., Thirtieth Edition, 1957, 2022.
2 Denzinger 2026.
3 Decrees of the Ecumenical Councils, Sheed & Ward and Georgetown University Press, 1990, Vol. 1, pág. 578; Denzinger 714.
4 O Derradeiro Combate do Demónio, compilado e editado por Paul Kramer, pág. 69.
Artigos relacionados
Francisco é uma abominação anti-Católica. Quem ainda não acordou, que acorde antes que seja tarde
Lucas G. 2 anosLer mais...É Verdade!!! Mosteiro da Sagrada família: Se aprendir bem com o Ir Pedro Dimond e Ir Miguel Dimond os quais concidero como Pais Espirituais,; um DOGMA é pra ser Obedecido...
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigado por dizerem a verdade dos fatos.
Lucas Fernandes da Silva 2 anosLer mais...Sedevacantes tem razão
lp 2 anosLer mais...Este livro é um dos livros mais importantes do nosso tempo. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Esta, sem dúvida alguma, é uma citação importantíssima. Ela demonstra que vossa posição sobre este ponto é exatamente a mesma de um Doutor da Igreja. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Uau!
Adilio 2 anosLer mais...Abominação, cisma e Eresia. o que se poderia esperar de um demônio!!!
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigada muito pela explicação detalhada! ;)
Vicky Timotê 2 anosLer mais...Salve Maria! É evidente que este diário é uma farsa. Essa freira foi excomungada 3 vezes, tendo seu manuscrito inserido ao livro do Indexx. O antipapa Paulo VI extinguiu o...
Deise Holanda 2 anosLer mais...