^
^
Fátima | Calendário Católico | Por que o Inferno tem de ser eterno | O Anticristo Identificado! | Loja Online | A Bíblia Ensina o Papado | Os «magos» provam a existência de um mundo espiritual | Surpreendente Evidência de Deus | Notícias |
As Heresias do Vaticano II | Passos de Conversão | Fora da Igreja Não Há Salvação | Respostas Católicas | O Santo Rosário | Padre Pio | Antipapas Francisco, Bento XVI, JPII, etc. | Ajude a salvar almas: Doar |
A sessão expirou
Por favor reinicie a sessão. A página de início de sessão vai abrir numa nova janela. Depois de iniciar a sessão pode fechá-la e voltar a esta página.
É o Sábado ou o Domingo o Dia Santo?
O porquê de verdadeiros cristãos (isto é, católicos) dedicarem a Deus especificamente o domingo, ao invés do sábado
Refutação Bíblica dos Adventistas do Sétimo Dia e dos Baptistas do Sétimo Dia
Em Êxodo 20, encontramos o mandamento de santificar o sábado. No Antigo Testamento, sábado significava «descanso» ou «cessação» no sétimo dia da semana judaica. Uma considerável porção de protestantes argumentam que as pessoas ainda estão vinculadas ao mandamento de dedicar o sábado para Deus. Eles crêem que os católicos quebram o mandamento por reconhecer, em conformidade com a Tradição da Igreja e com o ensinamento do Novo Testamento, que as prerrogativas do sábado foram transferidas para o domingo na Nova Aliança. As considerações que se seguem deveriam demonstrar para qualquer pessoa honesta o porquê de os Adventistas do Sétimo Dia e os Baptistas do Sétimo Dia estarem errados. O Próprio Deus, através da Igreja que Ele estabeleceu, transferiu as prerrogativas do sábado para o domingo, em homenagem ao dia em que Jesus ressuscitou.
O MANDAMENTO DE SANTIFICAR O SÁBADO DIFERE EM NATUREZA DOS OUTROS MANDAMENTOS
De todos os dez mandamentos, o de santificar o sábado é diferente em natureza dos restantes. Este é um ponto muito importante. É diferente porque é o único dos Dez Mandamentos que diz respeito à lei cerimonial, não à lei natural. Por exemplo, o homem sabe em seu coração que não deve matar, que não deve roubar, etc. Mas a lei natural em si não ensina que devemos cultuar Deus num dia em particular ao invés de um outro. Isto tem de vir de revelação externa e preceito.
De facto, a santificação do sábado ou sétimo dia só entrou em vigor depois do Êxodo. Isto não era praticado antes ou desde o início. Faz parte da lei cerimonial, não da lei natural. Visto que é um mandamento da lei cerimonial, não da lei natural, Deus pode mudar o dia no qual Ele deve ser especificamente honrado. Protestantes que argumentam que a lei do sábado judaico mantém-se em vigor, não observam outros aspectos da lei cerimonial do Antigo Testamento. Eles não consideram a circuncisão ou os sacrifícios rituais como vinculativos, mas consideram a lei cerimonial do sábado como vinculativa. Isto é ilógico e contrário à Escritura.
Tal como cessaram com a vinda de Cristo a circuncisão, os sacrifícios rituais, e outras partes da lei cerimonial, o requisito cerimonial de reservar o sábado para Deus expirou. Deus e a Sua Igreja substituíram-no pelo requisito de honrar especificamente o domingo.
OS APÓSTOLOS E A IGREJA PRIMITIVA CELEBRAVAM O DOMINGO, NÃO O SÁBADO
Os Apóstolos claramente honravam o domingo, não o sábado. Lemos que eles reuniam-se para a Eucaristia e para o partir do pão no primeiro dia da semana, o domingo, o dia da Ressurreição do Senhor.
Vemos que os cristãos reuniram-se para cultuar no domingo. Este dia foi reservado pelos Apóstolos.
O versículo que se segue é particularmente importante.
Aqui vemos que São Paulo ensina especificamente que as leis festivas e cerimoniais (inclusive a observância do sábado!) eram concernentes ao período do Antigo Testamento e não são mais vinculativas depois da vinda de Cristo. É preciso ser mais claro do que isso?
DEUS CONFERIU À IGREJA A AUTORIDADE DE TRANSFERIR O SÁBADO DO ANTIGO TESTAMENTO PARA O DOMINGO EM HOMENAGEM À SUA RESSURREIÇÃO
É por isso que os primeiros cristãos reuniam-se ao domingo (o Dia do Senhor) para celebrar a Eucaristia. É por isso que os padres mais antigos, tal como Santo Inácio de Antioquia, a escrever por volta de 110 d.C., reconheceram que o domingo era o dia, não o sábado.
Isto é uma prova clara de que os Adventistas de Sétimo Dia e os Baptistas de Sétimo Dia estão a seguir uma perversão humana da Escritura que era estranha não somente aos Apóstolos mas também aos cristãos mais antigos. Muitos outros padres poderiam ser citados.
HÁ MAIS: O DIA DE DESCANSO DE DEUS ESTÁ CONECTADO COM A CRIAÇÃO; ELE DESCANSOU DEPOIS DE COMPLETAR A SUA OBRA DA CRIAÇÃO; A RESSURREIÇÃO SIGNIFICA A CONCLUSÃO DA NOVA CRIAÇÃO, E, PORTANTO, MARCA O SEU NOVO DIA DE DESCANSOU
Lemos que o descanso de Deus está conectado com a Sua conclusão da obra. Deus finalizou a Sua obra, e a seguir Ele descansou no sétimo dia. Contudo, a criação como um todo foi rompida pelo pecado de Adão. É por isso que Romanos 8 ensina que toda a criação esperava em expectativa pela Redenção de Cristo. A Sua Redenção iria reparar a criação que havia sido rompida.
A Redenção de Cristo é, portanto, uma nova criação. É por isso que lemos:
A nova obra de criação de Cristo — de reparar a criação que havia sido rompida por Adão — foi concretizada na Cruz e culminou com a Sua Ressurreição. É por isso que encontramos esta subtil identificação de Jesus com o jardineiro. Quando Maria Madalena viu Cristo ressuscitado no dia da Sua Ressurreição, ela confundiu-O com o jardineiro. Este evento real teve também o intuito de indicar que Jesus estava no novo jardim — o Jardim do Éden (o paraíso) restaurado, o qual tinha sido perdido pelo pecado de Adão.
A Redenção e a Ressurreição de Cristo restauraram o paraíso e repararam o jardim que tinha sido corrompido; pois, Ele é o novo e superior Adão.
Logo, faz todo o sentido que o Dia do Senhor (domingo, o dia da Sua Ressurreição) — que marcou a conclusão da Sua nova obra de criação — viesse a ser o novo dia de descanso.
Artigos relacionados
Francisco é uma abominação anti-Católica. Quem ainda não acordou, que acorde antes que seja tarde
Lucas G. 2 anosLer mais...É Verdade!!! Mosteiro da Sagrada família: Se aprendir bem com o Ir Pedro Dimond e Ir Miguel Dimond os quais concidero como Pais Espirituais,; um DOGMA é pra ser Obedecido...
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigado por dizerem a verdade dos fatos.
Lucas Fernandes da Silva 2 anosLer mais...Sedevacantes tem razão
lp 2 anosLer mais...Este livro é um dos livros mais importantes do nosso tempo. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Esta, sem dúvida alguma, é uma citação importantíssima. Ela demonstra que vossa posição sobre este ponto é exatamente a mesma de um Doutor da Igreja. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Uau!
Adilio 2 anosLer mais...Abominação, cisma e Eresia. o que se poderia esperar de um demônio!!!
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigada muito pela explicação detalhada! ;)
Vicky Timotê 2 anosLer mais...Salve Maria! É evidente que este diário é uma farsa. Essa freira foi excomungada 3 vezes, tendo seu manuscrito inserido ao livro do Indexx. O antipapa Paulo VI extinguiu o...
Deise Holanda 2 anosLer mais...