^
^
Fátima | Calendário Católico | Por que o Inferno tem de ser eterno | O Anticristo Identificado! | Loja Online | A Bíblia Ensina o Papado | Os «magos» provam a existência de um mundo espiritual | Surpreendente Evidência de Deus | Notícias |
As Heresias do Vaticano II | Passos de Conversão | Fora da Igreja Não Há Salvação | Respostas Católicas | O Santo Rosário | Padre Pio | Antipapas Francisco, Bento XVI, JPII, etc. | Ajude a salvar almas: Doar |
A sessão expirou
Por favor reinicie a sessão. A página de início de sessão vai abrir numa nova janela. Depois de iniciar a sessão pode fechá-la e voltar a esta página.
A Heresia da Alma da Igreja
por Ir. Pedro Dimond, O.S.B.
www.igrejacatolica.org » Ir para a página principal do dogma Fora da Igreja não há SalvaçãoOBJECÇÃO- É possível pertencer à “Alma” da Igreja sem pertencer ao seu Corpo. Deste modo, aqueles que morrem como membros de religiões não-católicas podem unir-se à Igreja e serem salvos, tal como explica o Catecismo de Baltimore (1921):
RESPOSTA- A heresia da Alma da Igreja é destruída por um exame do ensinamento católico. A heresia da Alma da Igreja consiste no ensinamento de que uma pessoa pode ser salva noutra religião ou sem a fé católica mediante a união à Alma da Igreja, mas não ao Corpo. (Esta heresia corre desenfreada e é mantida por multidões de leigos e sacerdotes “tradicionalistas.”) Os propagadores desta heresia são forçados a admitir que a pertença ao Corpo da Igreja só pode vir através do Baptismo.
A “Heresia da Alma da Igreja” será agora refutada por um sólido estudo de vários pronunciamentos magisteriais.
Em primeiro lugar, esta heresia tem a sua raiz numa má concepção do verdadeiro significado do termo “Alma da Igreja.” A Alma da Igreja é o Espírito Santo. Não é uma extensão invisível do Corpo Místico que inclui os não-baptizados.
Em segundo lugar, a Igreja é essencialmente (isto é, na sua essência) um Corpo Místico.
Portanto, ensinar que uma pessoa pode ser salva sem pertencer ao Corpo é ensinar que uma pessoa pode ser salva sem pertencer à Igreja, uma vez que a Igreja é um corpo. E isso é sem dúvida HERÉTICO.
Um homem só pode estar ou dentro da Igreja ou fora da Igreja. Ele não pode estar simultaneamente dentro e fora do Corpo. Não existe um terceiro domínio no qual a Igreja exista — uma Alma invisível da Igreja. Aqueles que dizem que é possível ser salvo por pertencer à Alma da Igreja, não pertencendo ao seu Corpo, negam a unidade indivisa da Alma e Corpo da Igreja; o que é análogo a negar a unidade indivisa das naturezas Divina e Humana de Cristo.
A negação da união do Corpo e Alma da Igreja leva à heresia de que a Igreja é invisível, o que foi condenado pelos papas Leão XIII (acima), Pio XI6 e Pio XII.7
Em terceiro lugar, o argumento mais forte contra a heresia da “Alma da Igreja” segue logicamente dos dois já discutidos. A terceira prova é que o magistério infalível da Igreja Católica definiu que pertencer ao Corpo da Igreja é necessário para a salvação!
O Papa Eugénio IV, na sua famosa bula Cantate Domino, define que a unicidade do corpo eclesiástico (eclesiastici corporis) é tão importante que ninguém pode salvar-se fora deste, mesmo que derrame o seu sangue pelo nome de Cristo. Isto destrói a ideia de que uma pessoa pode salvar-se por pertencer à Alma da Igreja sem pertencer ao seu Corpo.
Esta definição do Papa Eugénio IV demole a “Heresia da Alma da Igreja.” O Papa Pio XI também a destrói.
Fica assim refutada a “Heresia da Alma da Igreja.”
» Ir para a página principal do dogma Fora da Igreja não há SalvaçãoNotas finais:
1 Denzinger, The Sources of Catholic Dogma, B. Herder Book. Co., Thirtieth Edition, 1957, 2288.
2 Decrees of the Ecumenical Councils, Sheed & Ward and Georgetown University Press, 1990, Vol. 1, pág. 639.
3 The Papal Encyclicals, by Claudia Carlen, Raleigh: The Pierian Press, 1990, Vol. 3 (1903‐1939), pág. 117.
4 The Papal Encyclicals, Vol. 1 (1740‐1878), pág. 205.
5 The Papal Encyclicals, Vol. 2 (1878‐1903), pág. 388.
6 Papa Pio XI, Mortalium Animos (# 10), 6 de Janeiro de 1928.
7 Papa Pio XII, Mystici Corporis Christi (# 64), 29 de Junho de 1943.
8 Denzinger 714; Decrees of the Ecumenical Councils, Vol. 1, pág. 578.
9 The Papal Encyclicals, Vol. 3 (1903‐1939), pág. 317.
10 Decrees of the Ecumenical Councils, Vol. 1, pág. 646.
11 The Papal Encyclicals, Vol. 1 (1740‐1878), pág. 160.
Do Livro: Fora da Igreja Católica Não Há Absolutamente Salvação
Francisco é uma abominação anti-Católica. Quem ainda não acordou, que acorde antes que seja tarde
Lucas G. 2 anosLer mais...É Verdade!!! Mosteiro da Sagrada família: Se aprendir bem com o Ir Pedro Dimond e Ir Miguel Dimond os quais concidero como Pais Espirituais,; um DOGMA é pra ser Obedecido...
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigado por dizerem a verdade dos fatos.
Lucas Fernandes da Silva 2 anosLer mais...Sedevacantes tem razão
lp 2 anosLer mais...Este livro é um dos livros mais importantes do nosso tempo. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Esta, sem dúvida alguma, é uma citação importantíssima. Ela demonstra que vossa posição sobre este ponto é exatamente a mesma de um Doutor da Igreja. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Uau!
Adilio 2 anosLer mais...Abominação, cisma e Eresia. o que se poderia esperar de um demônio!!!
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigada muito pela explicação detalhada! ;)
Vicky Timotê 2 anosLer mais...Salve Maria! É evidente que este diário é uma farsa. Essa freira foi excomungada 3 vezes, tendo seu manuscrito inserido ao livro do Indexx. O antipapa Paulo VI extinguiu o...
Deise Holanda 2 anosLer mais...