Nós acrescentámos a seguinte citação no artigo Maria não é Co-Redentora (Co-Redemptrix). É uma tradução nossa a partir do Latim de uma das obras de São Roberto Belarmino. Nesta curta citação, São Roberto afirma o ensinamento dogmático da Igreja (e a posição em que nós, como católicos, cremos e que professamos) que somente Cristo nos redimiu.
São Roberto Belarmino, De Christo, Livro V, Cap. 1: «Mas somente [solus] o próprio Cristo pagou por nós, e nos reconciliou com Deus pelo Seu próprio sangue.» (tradução nossa do Latim)
Trento definiu infalivelmente «Cristo Senhor Nosso, que unicamente é o nosso redentor.»
Papa Pio IV, Concílio de Trento, Sess. 25, Da Invocação, e Relíquias dos Santos, e das Sagradas Imagens, ex-cathedra: «… os Santos, que reinam com Cristo, oferecem a Deus pelos homens as suas orações; e que é bom e útil invocá-los humildemente e recorrer às suas orações, poder e auxílio, para alcançar benefícios de Deus por seu Filho JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR, QUE É O NOSSO ÚNICO REDENTOR e Salvador… Quanto às Imagens de Cristo, da Mãe de Deus, e de outros Santos, se devem ter e conservar… Se alguém pois ensinar, ou sentir o contrário destes Decretos, seja excomungado.» (DENZ. 984)
Papa Eugénio IV, Concílio de Florença, Cantate Domino, 1441, ex-cathedra: «A Santa Igreja Romana firmemente crê, professa e prega que jamais alguém concebido de homem e de mulher foi libertado do domínio do demónio, senão pela fé no mediador entre Deus e os homens Jesus Cristo, Nosso Senhor; este que foi concebido sem pecado, nasceu e morreu, ATRAVÉS UNICAMENTE DA SUA MORTE DERROTOU O INIMIGO DO GÉNERO HUMANO CANCELANDO OS NOSSOS PECADOS, e abriu as portas do reino celeste, as quais o primeiro homem por causa do seu pecado perdera…» (DENZ. 711)
Catecismo do Concílio de Trento, Parte III: O Decálogo - Primeiro Mandamento -Não terás deuses estranhos, etc. – Objeções Respondidas: «Força nos é confessar que só nos foi dado um único mediador na pessoa de Cristo Nosso Senhor. Só Ele nos reconciliou com o Pai Celestial, por meio do Seu Sangue. Ele entrou uma só vez no Santo dos Santos, consumou uma Redenção eterna, e não cessa de interceder por nós.»
É por isso que o termo «co-redentora» não é adequado a Maria. Mas se estivermos a falar da obra de salvação num sentido mais amplo, que inclua os eventos que levaram à Redenção propriamente dita e a dispensação da obra de salvação, então Nossa Senhora tem, é claro, um papel profundo e único.
Papa Pio XII, Mystici Corporis, n.º 44, 29 de Junho de 1943: «Ao morrer na Cruz, Ele deixou para a Sua Igreja o imenso tesouro da Redenção, para o qual ela não contribuiu em nada. Mas quando essas graças são distribuídas, não só Ele partilha a obra de santificação com a Sua Igreja, mas Ele quer que de certo modo esta seja devido à sua acção.»
Contudo, estejai em alerta a respeito de argumentos capciosos que certas pessoas fazem sobre este tópico. Eles por vezes irão citar documentos falíveis que não articulam com precisão a verdade acima mencionada, ou passagens que abordam em sentido lato a obra de salvação em termos gerais como se incluísse a distribuição dos méritos que Cristo conquistou. Tentarão misturar esta com o acto de Redenção propriamente dito. As pessoas que têm um problema em afirmar fielmente que somente Cristo é o nosso Redentor e que somente Ele redimiu-nos (o que necessariamente exclui Maria do acto) são liberais em termos doutrinais. A maioria deles também crêem na heresia de salvação fora da Igreja. Não crêem em infalibilidade papal. Por conseguinte, falham em aderir rigidamente às fórmulas dogmáticas e em professar o que a Igreja professa dogmaticamente.
Considerai também que o teólogo pré-Vaticano II Pe. Joseph Pohle, numa obra publicada e com imprimatur antes do Vaticano II, assinalou correctamente que o título «coredemptrix» não é adequado a Maria.
Pe. Joseph Pohle, Um Tratado Dogmático sobre a Santa Virgem Maria, Mãe de Deus, Imprimatur, 1919: «… seria errado chamá-la [Maria] de redemptrix, porque o título obscurece a importante verdade de que ela própria foi redimida pelos méritos de Jesus Cristo mediante o que teólogos denominam tecnicamente de pré-redenção. É melhor evitar até o título de coredemptrix como enganoso. Os títulos redemptrix e coredemptrix nunca foram aplicados à Santa Virgem antes do século XVI; são invenção de autores comparativamente recentes…»
É Verdade!!! Mosteiro da Sagrada família: Se aprendir bem com o Ir Pedro Dimond e Ir Miguel Dimond os quais concidero como Pais Espirituais,; um DOGMA é pra ser Obedecido e não discutido. Não se pode tirar ou acrescentar absolutamente NADA: