^
^
Fátima | Calendário Católico | Por que o Inferno tem de ser eterno | O Anticristo Identificado! | Loja Online | A Bíblia Ensina o Papado | Os «magos» provam a existência de um mundo espiritual | Surpreendente Evidência de Deus | Notícias |
As Heresias do Vaticano II | Passos de Conversão | Fora da Igreja Não Há Salvação | Respostas Católicas | O Santo Rosário | Padre Pio | Antipapas Francisco, Bento XVI, JPII, etc. | Ajude a salvar almas: Doar |
A sessão expirou
Por favor reinicie a sessão. A página de início de sessão vai abrir numa nova janela. Depois de iniciar a sessão pode fechá-la e voltar a esta página.
Mystici Corporis
Algumas pessoas têm a falsa impressão de que a horrível heresia pré-Vaticano II, catalogada na secção anterior, também foi ensinada pelo Papa Pio XII na sua encíclica Mystici Corporis. Isso não é verdade. A passagem de Mystici Corporis que os hereges amam citar é fraca, mas não herética. Traduzida correctamente, eis o que a passagem diz:
Em primeiro lugar, esta passagem de Mystici Corporis tem sido incorrectamente traduzida por muitos com o intuito de enfraquecer e perverter as verdadeiras palavras de Pio XII. A frase (ab eu statu se eripere studeant, in quo de sempiterna cuiusque propria salute securi esse non possunt) que é correctamente traduzida por, «…libertar-se a si mesmos daquela condição na qual não podem estar seguros da sua própria salvação», fora incorrectamente traduzida por «procurem afastar-se daquele estado em que eles não podem ter a certeza da sua salvação.»2 Esta tradução errónea dá a clara impressão de que não-católicos têm uma chance externa de obter salvação no estado em que se encontram.
É interessante observar que mesmo o herege Mons. Joseph Clifford Fenton, defensor do Protocolo 122/49, admite que a palavra «certeza» está incorrectamente traduzida.
Fenton prossegue dizendo que a tradução errónea dá a impressão de que os católicos podem ter a certeza da sua salvação, o que é uma heresia condenada pelo Concílio de Trento (Trento, Sessão 6, Cap. 9)
A outra parte da encíclica Mystici Corporis que foi incorrectamente traduzida por muitos com o objetivo de perverter as verdadeiras palavras de Pio XII, em latim: «quandoquidem, etiamsi inscio quodam desiderio ac voto ad mysticum Redemptoris Corpus ordinentur» fora erroneamente traduzida por muitos da seguinte forma: «Pois de maneira inconsciente, eles estão ligados em intenção e desejo ao Corpo Místico do Redentor…» Trata-se de uma tradução deliberadamente adulterada que modifica o significado das palavras de Pio XII. Cito o Ir. Robert Mary no livro Father Feeney and the Truth About Salvation para explicar o porquê de esta ser uma tradução incorrecta.
O Ir. Robert Mary demonstrou de forma astuta como é falso dizer que o Papa Pio XII ensinou que alguns não-católicos estão «ligados» à Igreja por um desconhecido desejo, e que Pio XII certamente não ensinou que não-católicos estão «unidos» à Igreja. Porém, é assim que encontramos a tradução de Mystici Corporis em muitos livros e artigos, em especial naqueles escritos por padres que negam o dogma Fora da Igreja Não Há Salvação.
Enquanto que a importante observação acima confirma o quão errados estão os hereges modernos no seu tratamento de Mystici Corporis, não resta dúvida alguma de que a passagem de Pio XII acima ― mesmo se traduzida correctamente ― é pateticamente fraca, e abre a porta para os liberais hereges alegarem que Pio XII endossou a heresia de que os não-católicos podem ser salvos por pelo seu desejo inconsciente da fé católica. A fraqueza da passagem demonstra a mentalidade de um homem que permitiu que heresia contra o dogma da Igreja Fora da Igreja Não Há Salvação se espalhasse desenfreadamente nos seminários, nas obras teológicas e nos catecismos durante período em que reinou, ainda que ele próprio não a tenha ensinado explicitamente. Pio XII não deveria ter falado de um suposto desejo e intenção inconsciente dos não-católicos, mesmo considerando que ele não disse que tais pessoas poderiam se salvar. É notório que a mera menção de algo deste tipo faz com que os modernistas salivem como os cães quando avistam uma refeição apetitosa. O Papa Pio XII deveria ter-se referido aos não-católicos da mesma forma que o Papa Leão XII o fez; e ele deveria ter reafirmado ao modo do Papa Gregório XVI que não-católicos certamente perdem-se caso não possuam a fé católica.
Uma vigorosa reafirmação do ensinamento católico acerca desse assunto teria eliminado qualquer pretensão das alegações dos hereges contra o dogma ao referenciarem a sua encíclica. Contudo, são dignos de nota estes outros pronunciamentos do Papa Pio XII:
Estes dois pronunciamentos acima refutam a ideia de que uma pessoa pode ser salva até mesmo por um desejo explícito de receber o baptismo, pois ambos confirmam que aqueles que recebem o sacramento do baptismo não são cristãos ou membros da Igreja. (Os que não são cristãos ou membros da Igreja de Cristo não podem se salvar).
Na verdade, se considerarmos que a citação acima de Mediator Dei é magisterial (e portanto infalível), isto por si só já elimina qualquer teoria de baptismo de desejo, pois esta assevera que a distinção entre aqueles que receberam a lavacro do baptismo (e são membros de Cristo) e aqueles que não receberam a marca do baptismo (e consequentemente não são membros de Cristo) é tão nítida quanto entre os que se tornaram sacerdotes mediante ordenação e os que não o fizeram. Por outras palavras, de acordo com o pronunciamento do Papa Pio XII em Mediator Dei, dizer que alguém pode ser cristão ou membro de Cristo sem a marca do baptismo (que é o que a teoria do baptismo de desejo afirma), seria a mesma coisa que dizer que pode-se ser sacerdote sem ordenação.
Além do mais, como já citámos acima, em Humani Generis, no ano de 1950, o Papa Pio XII menciona directamente a heresia em curso contra o dogma Fora da Igreja Não há Salvação.
Nesta passagem, o Papa Pio XII está a condenar precisamente a heresia comum a todos os hereges dos tempos modernos que negam este dogma. Eles reduzem o dogma Fora da Igreja Não Há salvação a uma fórmula sem sentido ao dizer que este não quer dizer o que de facto diz!
É importante notar que embora o Papa Pio XII não tenha ensinado que não-católicos podem estar unidos à Igreja ou serem salvos por um «certo desconhecido desejo e intenção», se ele o tivesse ensinado, ele teria ensinado heresia ― uma heresia refutada por suas próprias palavras supracitadas. Como São Paulo nos diz, «Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie um Evangelho diferente daquele que vos temos anunciado, seja anátema» (Gálatas 1:8). O problema do Papa Pio XII, contudo, não foi o que ele disse acerca do dogma, mas o que ele não disse, e mais especificamente, aquilo que ele deixou acontecer por negligência e silêncio (ou talvez por apoio directo) na questão do dogma Fora da Igreja Não Há Salvação e em relação ao Padre Leonard Feeney, S.J. O que o Papa deixou que acontecesse foi um crime tão monumental que não pode ser mensurado. O que ele permitiu que sucedesse transformou-se num escândalo de proporções incalculáveis para os fiéis e um impedimento para a salvação de milhares de almas, tanto durante o seu pontificado quanto para as gerações vindouras.
Notas finais:
1 Traduzido por Mons. Joseph Clifford Fenton, The Catholic Church and Salvation, Westminister, Maryland: The Newman Press, 1958, p. 10., pág. 85.
2 Ir. Robert Mary, Father Feeney and The Truth About Salvation, Winchester, NH: St. Benedict Center, 1995, pág. 153.
3 Msgr. Joseph Clifford Fenton, The Catholic Church and Salvation, p. 88.
4 Ir. Robert Mary, Father Feeney and The Truth About Salvation, 1995, pág. 154.
5 The Papal Encyclicals, por Claudia Carlen, Raleigh: The Pierian Press, 1990, Vol.1 (1740-1878), pág. 207.
6 The Papal Encyclicals, Vol. 1 (1740-1878), pág. 238.
7 Denzinger, The Sources of Catholic Dogma, B. HerderBook. Co., Thirtieth Edition, 1957, n.º 2286.
8 The Papal Encyclicals, Vol. 4 (1939‐1958), pág. 127.
9 The Papal Encyclicals, Vol. 4 (1939-1958), pág. 179; Denzinger 2319.
Artigos relacionados
Francisco é uma abominação anti-Católica. Quem ainda não acordou, que acorde antes que seja tarde
Lucas G. 2 anosLer mais...É Verdade!!! Mosteiro da Sagrada família: Se aprendir bem com o Ir Pedro Dimond e Ir Miguel Dimond os quais concidero como Pais Espirituais,; um DOGMA é pra ser Obedecido...
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigado por dizerem a verdade dos fatos.
Lucas Fernandes da Silva 2 anosLer mais...Sedevacantes tem razão
lp 2 anosLer mais...Este livro é um dos livros mais importantes do nosso tempo. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Esta, sem dúvida alguma, é uma citação importantíssima. Ela demonstra que vossa posição sobre este ponto é exatamente a mesma de um Doutor da Igreja. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Uau!
Adilio 2 anosLer mais...Abominação, cisma e Eresia. o que se poderia esperar de um demônio!!!
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigada muito pela explicação detalhada! ;)
Vicky Timotê 2 anosLer mais...Salve Maria! É evidente que este diário é uma farsa. Essa freira foi excomungada 3 vezes, tendo seu manuscrito inserido ao livro do Indexx. O antipapa Paulo VI extinguiu o...
Deise Holanda 2 anosLer mais...