^
^
Fátima | Calendário Católico | Por que o Inferno tem de ser eterno | O Anticristo Identificado! | Loja Online | A Bíblia Ensina o Papado | Os «magos» provam a existência de um mundo espiritual | Surpreendente Evidência de Deus | Notícias |
As Heresias do Vaticano II | Passos de Conversão | Fora da Igreja Não Há Salvação | Respostas Católicas | O Santo Rosário | Padre Pio | Antipapas Francisco, Bento XVI, JPII, etc. | Ajude a salvar almas: Doar |
A sessão expirou
Por favor reinicie a sessão. A página de início de sessão vai abrir numa nova janela. Depois de iniciar a sessão pode fechá-la e voltar a esta página.
Heresia antes do Vaticano II
Para que se possa compreender totalmente a controvérsia do Padre Feeney é necessário entender que a negação da fé que estava a ser combatida pelo Padre Feeney estava bem firmada nos anos que precederam o Vaticano II. A maioria das pessoas que se consideram «católicas tradicionais» têm a falsa impressão de que «se ao menos pudéssemos retornar ao que as pessoas criam na década de 50, tudo ficaria bem». Não, não ficaria. A maioria dos padres e bispos em atividade nas décadas de 40 e 50 já tinham perdido a Fé e rejeitado completamente o dogma solenemente definido de que não há salvação fora da Igreja Católica. É simplesmente um facto que estava a ser ensinada heresia contra o dogma Fora da Igreja Não Há Salvação na maioria dos seminários durante as décadas de 40 e 50. De facto, a degradação da Fé iniciou-se muito antes da década de 40 ou da de 50.
Como disse anteriormente neste documento, Santo António Maria Claret, o único santo canonizado no Primeiro Concílio do Vaticano, sofreu um derrame cerebral por causa das falsas doutrinas que estavam a ser propostas mesmo naquela altura, as quais nunca foram incluídas no concílio. O desmantelamento passo-a-passo da fé católica empreendido por Lúcifer teve início não em 1964, mas em 1864, muito antes do Vaticano II. Vejamos alguns exemplos de heresia descarada em livros pré-Vaticano II com Imprimatur (isto é, aprovação de um bispo).
O que temos aqui, na Enciclopédia Católica, no ano de 1908, num livro com Imprimatur de John Farley, o Arcebispo de Nova Iorque, é heresia descarada. O autor, G. H. Joyce, rejeita completamente o dogma tal como fora definido. Ele chega até a empregar a «Heresia da Alma da Igreja» que é completamente herética (tal como demonstrei na secção «A Heresia da Alma da Igreja»). O dogma definido que declara que somente os que estão na Igreja Católica podem ser salvos foi substituído pela heresia de que Deus salva homens «para além da Igreja».
No entanto, para estes hereges, o dogma já não significa que fora da Igreja não há salvação, mas que não-católicos são salvos nas suas falsas religiões pela Igreja Católica. A necessidade da fé católica e da unidade para a salvação foi totalmente repudiada.
E isto prova que o dogma de que aqueles que morrem como não-católicos não podem ser salvos estava a ser negado já em 1908.
Encontramos aqui mais heresia clara num catecismo escrito pelo Bispo de Krishnager, Louis LaRavoire. Este catecismo ainda é promovido hoje em dia por muitos ditos «católicos tradicionalistas». Ao permitir orações para os falecidos não-católicos, Louis LaRavoire nega o dogma de que todos os que terminam a vida como não-católicos perdem-se.
Aqui encontramos heresia descarada no Catecismo de Baltimore, o qual recebeu imprimatur e foi publicado em 1921. Os autores deste catecismo herético são de tal modo audazes que chegam a asseverar que a salvação de um não-católico é não somente possível, mas dependente de o não-católico crer «firmemente que a religião que professa e pratica seja a verdadeira religião». Então, se estais firmemente convencidos de que o mormonismo é a verdadeira religião, então tendes grandes chances de vos salvar, segundo o Catecismo de Baltimore; mas se não estais firmemente convencidos disto, então as suas chances são menores. Isto faz um absoluto escárnio do dogma: um Senhor, uma Fé, um Baptismo (Ef. 4:5).
As palavras de Gregório XVI em Mirari Vos poderiam ser escritas especificamente para os autores do Catecismo de Baltimore; e de facto foram dirigidas a outros hereges da sua época que propunham a mesma coisa. Repare no quanto se afastou o Catecismo de Baltimore do dogmático Credo Atanasiano, afirmado pelo para Gregório XVI, que enuncia que os que querem salvar-se têm de possuir a fé católica. Os autores do Catecismo de Baltimore não poderiam, na sua fértil imaginação, fingir que crêem nessa profissão de fé dogmática.
O leitor deve também notar que o Papa Gregório XVI ensina que perdem-se aqueles que nunca foram católicos, assim como os católicos que abandonam a Igreja.
O Catecismo de Baltimore rejeita as palavras de Jesus Cristo, o qual declara que «o que porém, não crer, será condenado» (Mc. 16:16). Na edição das Escrituras revista pelos autores do Catecismo de Baltimore ter-se-ia que ler: «aquele que crê firmemente em falsas religiões não será condenado».
É uma lástima que a Igreja Católica tenha sido estúpida ao ponto de definir mais de sete vezes que fora da Igreja Católica ninguém mesmo se salva, pois (como revela o «grande» Ludwig Ott) «aqueles que estão na realidade fora da Igreja Católica podem alcançar a salvação». É uma vergonha que a Igreja não tenha possuído esta profunda iluminação; que não soubesse que o que tinha estado a ensinar «infalivelmente» durante todos esses anos era na realidade precisamente o oposto da verdade.
Na verdade, o que Ludwig Ott diz acima é equivalente a declarar que a Santa Virgem Maria foi concebida em Pecado Original. Não há qualquer diferença. Se a Igreja define que fora da Igreja ninguém mesmo é salvo (Papa Inocêncio III, etc.), e eu assevero que «aqueles que estão na realidade fora da Igreja Católica podem alcançar a salvação», então o que estou a fazer é exactamente como se estivesse a declarar que a Virgem Maria foi concebida em algum pecado, ao passo que a Igreja disse que ela não tinha qualquer pecado. Eu estaria a declarar exactamente o oposto do que a Igreja definira infalivelmente, e isto é precisamente o que Ludwig Ott faz.
Mas pouco depois de negar explicitamente o dogma de que ninguém pode salvar-se fora da Igreja, repare no que Ludwig Ott diz:
«Seja o vosso falar: Sim sim; não não. Tudo o que disto passa, procede do Maligno» (Mt. 5:37). Duma página para a outra Ludwig Ott contradiz a si mesmo sobre se os que estão fora da Igreja podem ou não alcançar a salvação! Ele até usa o mesmo verbo ― «alcançar» ― em ambas as sentenças, mas com sentido oposto duma para a outra: 1) os que estão «fora da Igreja podem alcançar a salvação»; 2) «salvação não pode ser alcançada fora da Igreja». O falar dele não é de Deus, mas do Maligno. Preto é branco e branco é preto; bom é mal e mal é bom; verdade é erro e erro é verdade; salvação pode ser alcançada fora da Igreja e salvação não pode ser alcançada fora da Igreja.
Para os hereges pré-Vaticano II que condenaram o Padre Feeney e desprezaram o dogma Fora da Igreja Não Há Salvação, não há problema algum em crer que há salvação fora da Igreja Católica, enquanto se crê simultaneamente que há não há salvação fora da Igreja Católica. Não há problema para essas pessoas porque elas são malignas (Mt. 5:37).
Aqueles que aceitam obstinadamente a heresia contida nestes livros pré-Vaticano II ― tal como o Manual de Teologia Católica de Ludwig Ott ― devem com certeza temer, como diz o Papa Gregório XVI, pois sem dúvida herdarão um lugar no Inferno caso não se arrependam e convertam.
Segundo isto, não só é possível ser salvo fora da Igreja (que é uma negação directa do dogma), mas é na verdade possível ser, «para todos os efeitos», um membro da Igreja Católica, enquanto se está fora d’Ela! Isto é tão herético e contraditório que não merece qualquer comentário adicional senão dizer que o que O Catecismo Explicado propõe aqui ― que um homem pode ser salvo fora da Igreja desde que leve uma vida «temente a Deus» ― é exactamente o que o Papa Gregório XVI condenou em Mirari Vos: que um homem pode ser salvo em qualquer religião que seja, desde que a moralidade seja mantida.
Eu poderia continuar com exemplos de textos pré-Vaticano II dotados de imprimatur que contêm heresia, mas o ponto deve ser óbvio: a negação do dogma Fora da Igreja Não Há Salvação estava bem consolidada na mente da maioria dos padres e bispos antes do Vaticano II, portanto a oposição enfrentada pelo Padre Feeney ao defender esta verdade nos finais da década de 40 e na década de 50 não é surpresa alguma. A Grande Apostasia estava bem estabelecida nas décadas de 40 e 50, tendo na verdade começado em meados do século XIX; e o Padre Feeney estava a tentar suprimir esta onda de apostasia ao cortá-la pela sua causa fundamental: a negação da necessidade da Igreja Católica para a salvação.
Notas finais:
1 The Catholic Encyclopedia, Vol. 3, 1908, Robert Appleton Company, «Church,» pp. 752-753.
2 The Papal Encyclicals, por Claudia Carlen, Raleigh: The Pierian Press, 1990, Vol. 2 (1878-1903), pág. 474.
3 The Papal Encyclicals, Vol. 1 (1740-1878), pág. 229.
4 My Catholic Faith, a Catechism by Bishop Louis LaRavoire, Kenosha, WI: My Mission House, 1949, pág. 272.
5 Denzinger, The Sources of Catholic Dogma, B. HerderBook. Co., Trigésima Edição, 1957, n.º 570b.
6 The Papal Encyclicals, Vol. 1 (1740-1878), pp. 237-238.
7 Dr. Ludwig Ott, Fundamentals of Catholic Dogma, St. Louis, MO: B. Herder Book, Co., 1954, pág. 310.
8 Dr. Ludwig Ott, Fundamentals of Catholic Dogma, pp. 310-311.
9 Decrees of the Ecumenical Councils, Sheed & Ward and Georgetown University Press, 1990, Vol. 1, pág. 386.
10 Rev. Spirago and Rev. Clark, The Catechism Explained, Rockford: IL, Tan Books, pág. 246.
11 The Papal Encyclicals, Vol. 1 (1740-1878), pp. 237-238.
Francisco é uma abominação anti-Católica. Quem ainda não acordou, que acorde antes que seja tarde
Lucas G. 2 anosLer mais...É Verdade!!! Mosteiro da Sagrada família: Se aprendir bem com o Ir Pedro Dimond e Ir Miguel Dimond os quais concidero como Pais Espirituais,; um DOGMA é pra ser Obedecido...
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigado por dizerem a verdade dos fatos.
Lucas Fernandes da Silva 2 anosLer mais...Sedevacantes tem razão
lp 2 anosLer mais...Este livro é um dos livros mais importantes do nosso tempo. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Esta, sem dúvida alguma, é uma citação importantíssima. Ela demonstra que vossa posição sobre este ponto é exatamente a mesma de um Doutor da Igreja. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Uau!
Adilio 2 anosLer mais...Abominação, cisma e Eresia. o que se poderia esperar de um demônio!!!
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigada muito pela explicação detalhada! ;)
Vicky Timotê 2 anosLer mais...Salve Maria! É evidente que este diário é uma farsa. Essa freira foi excomungada 3 vezes, tendo seu manuscrito inserido ao livro do Indexx. O antipapa Paulo VI extinguiu o...
Deise Holanda 2 anosLer mais...