^
^
Fátima | Calendário Católico | Por que o Inferno tem de ser eterno | O Anticristo Identificado! | Loja Online | A Bíblia Ensina o Papado | Os «magos» provam a existência de um mundo espiritual | Surpreendente Evidência de Deus | Notícias |
As Heresias do Vaticano II | Passos de Conversão | Fora da Igreja Não Há Salvação | Respostas Católicas | O Santo Rosário | Padre Pio | Antipapas Francisco, Bento XVI, JPII, etc. | Ajude a salvar almas: Doar |
A sessão expirou
Por favor reinicie a sessão. A página de início de sessão vai abrir numa nova janela. Depois de iniciar a sessão pode fechá-la e voltar a esta página.
A objecção «dentro mas não membro» do Monsenhor Fenton
OBJECÇÃO — No seu livro The Catholic Church and Salvation [A Igreja Católica e Salvação], o Monsenhor Joseph Clifford Fenton indica que, enquanto somente os baptizados são de facto membros da Igreja, uma pessoa pode estar «dentro» da Igreja sem ser um membro. Logo, os não-baptizados podem ser salvos sem ser membros da Igreja Católica porque ainda assim podem estar «dentro».
A «ASTUTA» EXPLICAÇÃO DE FENTON
RESPOSTA —Tal como é dito na objecção, Mons. Fenton admite que não se pode ser «membro» da Igreja Católica sem a recepção do Sacramento do Baptismo, mas ele afirma «astutamente» que estar «dentro» da Igreja (o que todos precisam fazer para se salvarem) não é a mesma coisa do que ser um «membro».
A Igreja Católica nunca ensinou o que Fenton diz sobre não-membros estarem dentro da Igreja. É precisamente por isso que ele não consegue citar nada do Magistério Católico Tradicional para sustentar a posição. Ele também afirma a falsidade descarada de que o Magistério da Igreja declarou que salvação pode ser obtida por pessoas que não eram membros da Igreja. Isto simplesmente não é verdade.
O Papa Pio XII destrói o argumento de Fenton e todo o seu livro ao ensinar que a Igreja é os membros!
FENTON CONTRADITO POR PIO XII
Repare que o Papa Pio XII equipara a Igreja com «todos os membros do Seu Corpo Místico»! Portanto, só os membros estão na Igreja! Posto que a Igreja é OS MEMBROS, e que não há salvação fora da Igreja, não há salvação fora do escopo dos membros. Mons. Fenton está simplesmente errado.
Para provar ainda mais o ponto, vejamos o Decreto da Justificação, Cap. 7, do Concílio de Trento.
FENTON CONTRADITO PELO CONCÍLIO DE TRENTO
O homem justificado está enxertado em Cristo. O conceito de estar «enxertado» é, uma vez mais, o de pertença: todos os justificados são enxertados em Cristo como membros. Isto é provado pela declaração do concílio que afirma que ser um membro vivo da Igreja não acontece «ao menos» («nisi») que à Fé sejam ajuntadas a Esperança e a Caridade. Isto significa que, a Esperança e a Caridade, se e quando são ajuntadas à Fé, fazem da pessoa um membro vivo da Igreja. Ora, Esperança e Caridade são ajuntadas à Fé em todas as pessoas justificadas.
Uma pessoa recebe simultaneamente a Fé, a Esperança e a Caridade infusas na alma no momento da justificação, como Trento diz acima. Logo, cada pessoa que é justificada, visto que todas têm Fé, Esperança e Caridade, tornam-se membros vivos («vivum membrum») da Igreja. Isto contradiz totalmente o ensinamento de Mons. Fenton e da Suprema haec sacra, que afirma que uma pessoa pode ser justificada pelo baptismo de desejo (e, portanto, pode possuir Fé, Esperança e Caridade) sem ser «membro» do Corpo de Cristo. Mons. Fenton está simplesmente errado.
FENTON CONTRADITO PELO VATICANO I
O Vaticano I define infalivelmente que a comunhão emana sobre «todos» desde a Sé de Roma. «Todos» o quê? «Todos» na Igreja, claro. Vaticano I: «todos… sendo eles membros associados numa só cabeça» formam uma estrutura corporal. Todos na Igreja são «membros»! Face a este ensinamento infalível do Vaticano I, os defensores de baptismo de desejo que propõem o argumento de Fenton são forçados a argumentar que a comunhão não emana da Sé de Pedro sobre «todos» na Igreja, mas somente sobre aqueles na Igreja que são membros! — não sobre os «outros» que supostamente estão dentro da Igreja sem serem membros! Isto é tão ridículo e patentemente absurdo que não requer mais comentários senão dizer: provou-se uma vez mais que Mons. Fenton está errado.
Outros textos e pontos poderiam ser levantados para refutar ainda mais Fenton, tal como fiz de modo extensivo no nosso sítio de Internet. (Aquele artigo em particular também demonstra que a definição do próprio Fenton de «membro» e «parte» serve para refutar a sua contenção de que uma pessoa pode estar dentro de algo sem ser membro ou «parte» dessa coisa). A verdade é que o argumento de Fenton é completamente falso e contrário ao ensinamento destes Decretos Magisteriais. Isto também prova que o ensinamento de Suprema haec sacra (a carta de 1949 contra o Pe. Feeney, a qual a SSPX, SSPV e a CMRI aderem) a qual Fenton defende (e que iremos abordar de modo detalhado em artigos posteriores) é contrário ao ensinamento da Igreja Católica, pois este ensina a mesma coisa que Fenton ensinou sobre pertença à Igreja.
Notas finais:
1 Denzinger, The Sources of Catholic Dogma, B. Herder Book. Co., Thirtieth Edition, 1957, nº 2286.
2 Mons. Joseph Clifford Fenton, The Catholic Church and Salvation, Westminister, Maryland: The Newman Press, 1958, pág. 10.
3 Mons. Joseph Clifford Fenton, The Catholic Church and Salvation, pp. 9-10.
4 The Papal Encyclicals, Vol. 4 (1939-1958), por Claudia Carlen, Raleigh: The Pierian Press, 1990,Vol. 2 (1878‐1903), pág. 43.
5 Denzinger 800.
6 Denzinger 1824.
Francisco é uma abominação anti-Católica. Quem ainda não acordou, que acorde antes que seja tarde
Lucas G. 2 anosLer mais...É Verdade!!! Mosteiro da Sagrada família: Se aprendir bem com o Ir Pedro Dimond e Ir Miguel Dimond os quais concidero como Pais Espirituais,; um DOGMA é pra ser Obedecido...
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigado por dizerem a verdade dos fatos.
Lucas Fernandes da Silva 2 anosLer mais...Sedevacantes tem razão
lp 2 anosLer mais...Este livro é um dos livros mais importantes do nosso tempo. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Esta, sem dúvida alguma, é uma citação importantíssima. Ela demonstra que vossa posição sobre este ponto é exatamente a mesma de um Doutor da Igreja. Deus vos abençoe!
Gabriel 2 anosLer mais...Uau!
Adilio 2 anosLer mais...Abominação, cisma e Eresia. o que se poderia esperar de um demônio!!!
Hernandes Moreira da Silva 2 anosLer mais...Obrigada muito pela explicação detalhada! ;)
Vicky Timotê 2 anosLer mais...Salve Maria! É evidente que este diário é uma farsa. Essa freira foi excomungada 3 vezes, tendo seu manuscrito inserido ao livro do Indexx. O antipapa Paulo VI extinguiu o...
Deise Holanda 2 anosLer mais...